trajetoria do Clube



O Santa Cruz Futebol Clube é uma agremiação esportiva da cidade de Recife, do estado de Pernambuco, fundada a 3 de fevereiro de 1914. O clube nasceu de uma iniciativa de garotos que queriam criar um time de futebol. O grupo de jovens brincava no pátio da Igreja de Santa Cruz e resolveu fundar a equipe. Para tanto, marcaram uma reunião para o mesmo dia à noite, onde foram definidos o nome, a primeira diretoria e as cores do clube.

Na reunião, definiu-se o nome da nova agremiação como sendo "Santa Cruz Foot-Ball Club". As cores escolhidas foram o branco e preto. Porém, logo no início de sua fundação, a federação de futebol da época proibiu que o clube adota-se o preto e o branco, alegando que o Flamengo de Recife já possuía essas cores. Com isso o Santa Cruz se viu obrigado a modificar as cores de sua camisa e acabou adotando o o vermelho, tornando-se tricolor.

O Santa Cruz possui entre as suas principais conquistas, 24 títulos estaduais e também o prêmio de Fita Azul do Brasil em 1980, já tendo sido semifinalista do Campeonato Brasileiro na década de 1970.

Curiosidade 01 - O primeiro jogo da equipe foi contra o Rio Negro, em 1914 e o Santa Cruz goleou seu adversário por 7 x 0. O Rio Negro pediu revanche e exigiu que Silvio Machado, artilheiro do primeiro jogo com cinco gols, não poderia jogar a segunda partida. Carlindo entrou em seu lugar e o resultado do segundo jogo foi 9 x 0 para o Tricolor pernambucano, seis de Carlindo.

Curiosidade 02 - O Santa Cruz nasceu alvinegro. A escolha das cores preta e branca é uma representação do ideal do clube: aproximar adeptos de todas as raças, pois até a fundação do Santa Cruz negros e mestiços eram proibidos de fazer parte do elenco de Náutico, Sport e outros times da capital.

Curiosidade 03 - A maior virada do futebol profissional brasileiro aconteceu em 1915 quando o Santa Cruz perdia por 5 x 1 do América, aos 30 minutos do segundo tempo e em 15 minutos o tricolor marcou seis gols, vencendo a partida por 7 x 5.

Curiosidade 04 - O Santa Cruz detém a maior invencibilidade da história do futebol brasileiro, levando-se em conta os jogos dentro de casa, com 45 jogos sem perder em seus dominios, entre 2004 e 2006.

Curiosidade 05 - Em outubro de 1934, a Seleção Brasileira, procedente da Copa da Itália, desembarcou no Recife para uma série de amistosos, e os resultados obtidos foram: Brasil 4 x 2 Sport, Brasil 3 x 2 Santa Cruz, Brasil 8 x 3 Náutico. Entretanto, um atraso do navio da Seleção fez com que o Tricolor pedisse uma revanche, e, desta vez, com vitória: Santa Cruz 2 x 1 Brasil. Com esta vitória, o Santa Cruz tornou-se um dos poucos clubes do mundo a conseguir derrotar a Seleção Brasileira.